fbpx

Traid - Brand Intelligence

Vamos
conversar?

    TLB Engenharia

    Setor: Engenharia

    Programa: Inovação ao Modelo de Negócio

    Entregáveis: Análise de mercado, Modelagem de negócio, Estratégia de produto/serviço

    Foco no serviço como força de negócio

    contexto

    Foco no serviço como força de negócio

    Versatilidade, eficiência e comprometimento são atributos que compõem a história da TLB Engenharia. Em quase 10 anos de atuação, a empresa cresceu de maneira consistente e orgânica, e possui uma ótima percepção de marca. Entretanto, a ausência de uma objetiva estratégia de mercado e um organizado modelo de negócio começam a afetar o retorno de seus investimentos. Um portfólio de projetos extremamente amplo acelerou o seu desenvolvimento, porém trouxe consigo ineficiência operacional, diferenciação limitada e baixa capacidade de inovação.

    desafios

    Um dos principais motores do crescimento da TLB Engenharia se tornou também uma das suas principais fragilidades. Nosso objetivo neste projeto foi reorganizar o portfólio de serviços da empresa e consequentemente revisar seu modelo de negócio para aumentar a eficiência na alocação de recursos e ampliar sua capacidade de inovação.

    pesquisa

    Foram mapeados os principais fatores para competição e tomada de decisão no mercado: Rigor técnico e respeito ao contrato (capacidade de execução), Resultados e evidências de comprovação (especialidade e provas sociais) e Gestão de operações (recursos capitais e humanos).

    soluções

    Após ampla análise do cenário competitivo e avaliação de desempenho dos serviços do portfólio, construímos uma nova estratégia de mercado definindo os pilares centrais de crescimento, as áreas chave para alocação de recursos e a nova estrutura operacional.

    resultado

    A TLB Engenharia passa a atuar sob uma nova arquitetura de negócio com a criação de três unidades chave de gestão (Obras Ambientais e de Infraestrutura, Obras Comerciais e Industriais, e Manutenção Predial). Houve a descontinuidade de serviços não estratégicos, permitindo a realocação e alavancagem dos recursos operacionais. Essa remodelagem do negócio abriu espaço para novos projetos de inovação com foco no desenvolvimento de metodologias autorais, na gestão e acompanhamento de obras, e na alocação de pessoas.

    Vamos
    conversar?